Jogos ECM

Jogos ECM

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Palestra do Prof. Vitor Vilela

Palestra do Prof. Vitor Vilela sobre Prevenção de Quedas em idosos. aconteceu dia 23 de Fevereiro.

O Evento contou com a colaboração da MK PRO Eventos.

A Coordenação do Evento foi do Prof. Anderson Amaral









terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Envelhecimento Ativo

O Termo envelhecimento Ativo nunca esteve em moda como nos dias atuais. É consenso entre todos os profissionais que os idosos devem envelhecer de uma forma ativa, participativa e consciente. O Ministério da saúde (2007) clasfica como Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O envelhecimento ativo aplica-se tanto a indivíduos quanto a grupos populacionais. Permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo do curso da vida, e que essas pessoas participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidades; ao mesmo tempo, propicia proteção, segurança e cuidados adequados, quando necessários.


A palavra “ativo” refere-se à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar fisicamente ativo ou de fazer parte da força de trabalho. As pessoas mais velhas que se aposentam e aquelas que apresentam alguma doença ou vivem com alguma necessidade especial podem continuar a contribuir ativamente para seus familiares, companheiros, comunidades e países. O objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e que requerem cuidados. Alguns conceitos importantes: - Autonomia: é a habilidade de controlar, lidar e tomar decisões pessoais sobre como se deve viver diariamente, de acordo com suas próprias regras e preferências. Independência é, em geral, entendida como a habilidade de executar funções relacionadas à vida diária – isto é, a capacidade de viver independentemente na comunidade com alguma ou nenhuma ajuda de outros.


- Qualidade de vida: é “a percepção que o indivíduo tem de sua posição na vida dentro do contexto de sua cultura e do sistema de valores de onde vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É um conceito muito amplo que incorpora de uma maneira complexa a saúde física de uma pessoa, seu estado psicológico, seu nível de dependência, suas relações sociais, suas crenças e sua relação com características proeminentes no ambiente” (OMS, 1994). À medida que um indivíduo envelhece, sua qualidade de vida é fortemente determinada por sua habilidade de manter autonomia e independência.


- Expectativa de vida saudável: é uma expressão geralmente usada como sinônimo de “expectativa de vida sem incapacidades físicas”. Enquanto a expectativa de vida ao nascer permanece uma medida importante do envelhecimento da população, o tempo de vida que as pessoas podem esperar viver sem precisar de cuidados especiais é extremamente importante para uma população em processo de envelhecimento.


- Com a exceção da autonomia, sabidamente difícil de mensurar, todos os conceitos acima foram elaborados através de tentativas de medir o grau de dificuldade que uma pessoa mais velha tem ao executar atividades de vida diária (AVDs) e atividades instrumentais de vida diária (AIVDs). As AVDs incluem, por exemplo, tomar banho, comer, usar o banheiro e andar pelos cômodos da casa, e as AIVDs incluem atividades como fazer compras, realizar trabalhos domésticos e preparar refeições. Recentemente foram desenvolvidas algumas medidas de qualidade de vida relacionadas à saúde que são mais gerais e foram validadas. Essas medidas precisam ser compartilhadas e adaptadas para o uso em diversos cenários e culturas.


Fonte: Ministério da Saúde

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Curso de Atualização em Gerontologia na SBGG-RJ

A SBGG está com as inscrições abertas do Curso de Atualização em Gerontologia.

Inicio dia 19 de Março e término dia 24 de Maio de 2011.

                                                Informações:

                                   2235-0038 ou http://www.sbggrj.org.br/



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Aula do prof. Anderson Amaral na Pós-graduação

O Prof. Anderson Amaral ministrou aula a Pós-graduação coordenada pela Master Assessoria Educacional Ltda abordando Musculação e Treinamento Funcional aplicada a ppulação idosa.

Abaixo confira algumas fotos.






II Curso de Cuidadores de Idosos

Realizamos nosso II Curso de Cuidadores de Idosos. Projeto sem fins lucrativo realizado pela CEAFES e seus colaboradores destinados a população carente.

O projeto visa capacitar pessoas no atendimento da população idosa.

Abaixo as fotos dos Professores Fabricio Naliato, Eduardo Oliveira e Fabiano Freitas



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PALESTRAS PREVENÇÃO DE QUEDAS E BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FISICOS PARA IDOSOS

CICLO DE PALESTRAS FISIOFIT ACADEMIC

PRÓXIMA PALESTRA DIA 23 DE FEVREIRO ÁS 14:00 COM PROF. VITOR VILELA


COORDENAÇÃO: ANDERSON AMARAL


Total de visualizações de página

Jogos ECM

GRUPOS DE PROFISSIONAIS DESTINADOS A PESQUISA E ENSINO

Arquivo do blog