O Curso de Especialização (lato sensu) em Neurociências Aplicada nas
áreas de: Aprendizagem, Longevidade e Reabilitação é um curso com
duração de 18 (dezoito) meses e carga horária de 360 horas.
Sábados de 8:00 às 17:00 horas (quinzenalmente)
Local:
Instituto de Psiquiatria
Público-alvo:
Graduados em: medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social, musicoterapia ou educação física.
Metodologia do cruso:
Aulas teóricas, seminários, trabalhos escritos
Documentação necessária:
a) Ficha de inscrição preenchida e assinada;
b) curriculum vitae (resumido);
c) Fotocópia da carteira de identidade (RG);
d) Fotocópia do cartão do CPF;
e) Fotocópia (frente e verso) autenticada do diploma de graduação;
f) Fotocópia do certificado militar e
g) 2(duas) fotografias 3x4 (com o nome no verso) recentes.
Matrícula:
A matrícula é efetivada através de um contrato de prestação de serviços educacionais (grupo fechado) a ser firmado entre o candidato e fundação conveniada à UFRJ.
INFORMAÇÕES:
Tel: (21) 3873 5528
neurociencias@ufrj.br
Conteúdo programático (comum as três áreas)
- fundamentos das neurociências
- neurofisiologia
- neuroanatomia
- bioquímica
- metodologia de ensino e pesquisa científica
Conteúdo programático longevidade
- distúrbios psiquiátricos e neurológicos
- tópicos especiais em neurociência e envelhecimento
- neurociências, atividade física e idoso
- cognição e envelhecimento
- memória e envelhecimento normal
- neuroplasticidade e aprendizagem motora
- neuropsicologia e distúrbios cognitivos no envelhecimento
- seminário I – longevidade
- seminário II – longevidade
Conteúdo programático aprendizagem
- bases neurais da memória e aprendizagem
- distúrbios da arendizagem
- neurociências e psicologia do desenvolvimento
- educação inclusiva
- aspectos da fala e linguagem na aprendizagem
- neuroplasticidade e aprendizagem motora
- neuropsicologia e distúrbios cognitivos na aprendizagem
- seminário I – aprendizagem
- seminário II – aprendizagem
Conteúdo programático reabilitação
- reabilitação vestibular
- bases da reabilitação cognitiva
- fundamentos da avaliação neurológica
- princípios de neuroimagem
- reabilitação da linguagem e da fala
- neuroplasticidade e aprendizagem motora
- neuropsicologia e distúrbios cognitivos na reabilitação
- seminário I – reabilitação
- seminário II – reabilitação
Nenhum comentário:
Postar um comentário